Descrição do Curso

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENERGIA

 

A Engenharia de Energia é focada em gerar soluções para um dos grandes desafios da atualidade, a produção, armazenamento, distribuição, uso e impactos da energia. Neste contexto, energia deve ser entendida de forma ampla, e não somente como energia elétrica. Precisamos de energia para alimentar nossas residências, escolas, hospitais, mover os processos nas indústrias, processar alimentos, transportar cargas e passageiros, etc.. Energia é o insumo motriz do desenvolvimento e da promoção de qualidade de vida para a humanidade.

Como prover energia em uma escala continental, com regiões de alta concentração populacional e outras onde as populações estão espalhadas em grandes áreas? Para obter a energia nos locais e nas quantidades que precisamos, devemos conhecer as oportunidades que a natureza nos oferece, ou seja, precisamos conhecer e mapear os nossos recursos naturais. Após, precisamos conhecer os métodos eficientes de convertê-los nas formas necessárias ao uso final. Frequentemente, a energia gerada em excesso pode também ser armazenada para uso futuro. Associadas a eficiência da conversão adiciona-se também a sustentabilidade econômica e social.

Finalmente, precisamos estar cientes dos impactos gerados pela prospecção e uso desta energia de forma a garantir a sustentabilidade ambiental. Estes são os desafios da Engenharia de Energia o que o torna um curso extremamente atraente para quem quer encontrar as soluções estratégicas e quer atuar de forma inovadora e com grande impacto, em um mercado cujo valor cresce continuamente.

Um assunto com uma importância desta magnitude requer uma formação multidisciplinar e alicerçada nos fundamentos que promoverão as próximas revoluções tecnológicas. Para isto, a Engenharia de Energia da UFSC foi estabelecida tendo por base os campos de conhecimento de Engenharia Mecânica, Elétrica e Controle, de Materiais, Ambiental, Biotecnologia, e Ciências da Terra. O profissional formado será um integrador de tecnologias que reúnam componentes destes campos do conhecimento e atuará em duas áreas de concentração: (1) Conversão de Energia ou (2) Bioenergia e Sustentabilidade.

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Curso reconhecido pela Portaria nº 122, de 22 de abril de 2016

Conceito ENADE: 5

Conceito do Curso: 4

Turno das Atividades: Vespertino e Noturno

Vagas: 80 (oitenta) vagas anuais, sendo 40 (quarenta) em cada semestre.

Carga horária total: 4.320 horas-aula (50min) = 3.600 horas.

Carga Horária de Atividades Complementares: 144 horas-aula

Carga horária de estágios: 576 horas-aula.

Carga horária de Disciplinas Optativas: 504 horas-aula.

Prazo de Integralização:

- Integralização Mínima: 10 semestres

- Integralização Máxima: 20 semestres