Instruções para renovação de matrícula do semestre 20161.

10/12/2015 15:13

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 10 de fevereiro de 2016 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA  com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento!

Quanto aos horários, os mesmos estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr no link CADASTRO DE TURMAS.

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

1º Período de matrícula dos veteranos pela internet

11 a 18/12/15

Histórico escolar atualizado

23/12/2015

Resultado da matrícula no sistema

10/02/2016

Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet

10 a 15/02/2016

Resultado do ajuste de matrícula no sistema

07/03/2016

Início do semestre 2016/1

14/03/2016

Lembramos ainda que a partir da 7ª fase, o curso se divide em duas ênfases: Sistemas de Conversão e Bioenergia e Sustentabilidade. O aluno deverá optar por uma das ênfases e fazer as disciplinas correspondentes para poder integralizar o currículo.

Sobre as optativas, é necessário cumprir 504 horas. Uma possibilidade é utilizar as disciplinas de uma ênfase para que contabilize como optativa para a outra ênfase, conforme Portaria 292/PROGRAD/2014.

ENE – optativas

ARA7302 – Energia Eólica

Introdução geral. Aerogeradores: aspectos históricos e tipos. Aerogerador moderno. Fundamentos da energia eólica. Tecnologia de Aerogeradores. Sistemas de regulação e controle. Controle do gerador elétrico. Qualidade da energia gerada pelos AGs. Instalações elétricas dos parques eólicos. Conexão dos AGs à rede elétrica. Viabilidade econômica de parques eólicos.

ARA7304 – Energia Solar Fotovoltaica

Conceitos básicos de radiação solar. A energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo. Semi-condutores e efeito fotovoltaicos. Células e módulos fotovoltaicos. Sistemas fotovoltaicos autônomos. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Sistemas híbridos. Modelos matemáticos de sistemas fotovoltaicos. Dimensionamento de instalações fotovoltaicas

ARA7306 – Conversão Térmica dos Sólidos

Introdução; Panorama mundial em Biomassa, Fósseis, Resíduos e lixo, caracterização, propriedades físico-químicas e estruturais dos sólidos; Balanços de massa e de energia; Pirólise; Gaseificação; Combustão; Emissões gasosas; Utilização e aplicação dos produtos da conversão.

ARA7338 – Bioenergia e Sustentabilidade

Produtos, matérias-primas, coprodutos e subprodutos da bioenergia. Impactos sociais, econômicos e ambientais no nível local, nacional e global. Desafios atuais e emergentes para o desenvolvimento de bioenergia. Informações sobre a produção, colheita, agregação e armazenamento de culturas de bioenergia adequadas para determinadas regiões, melhores práticas de gestão para proteger o solo, a água e a vida selvagem.

ARA7341 – Tópicos Especiais em Energia I

Funções Orgânicas. Biomoléculas. Aplicações em processos de geração e conversão de energia.

LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais

Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

ARA7212 – Empreendedorismo (TIC)

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.

ARA7210 – Gestão de Projetos (TIC)

Conceitos básicos de projetos. Fases e gerenciamento de projetos. Aplicação de metodologias. Escopo, objetivos, justificativas, produtos e entregas do projeto. Qualidade, estudo de viabilidade, riscos e custos de projetos. Produção de propostas. Estratégias e ferramentas de apoio a decisão.

ARA7226 – Plano de Negócios (TIC)

Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.

ARA7547 – Laboratório de Circuitos Elétricos (Eng. de Computação)

Desenvolvimento de atividades práticas que permitam explorar os fundamentos, conceitos e técnicas relativas em circuitos elétricos e eletrônicos.