Instruções para renovação de matrícula dos veteranos de 2017-2

21/06/2017 11:56

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 19 de julho de 2017 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA  com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento! Além deste material, a instituição também conta com o MatrUFSC,  um aplicativo web simulador de grade de horários para matrículas da graduação da UFSC.

Quanto aos horários das aulas, esses estarão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em CADASTRO DE TURMAS a partir do dia 29/06/2017.

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

ATIVIDADE DATA
Renovação de matrícula dos veteranos pela internet 07/07/2017 a 12/07/2017
Resultado da matrícula no sistema 19/07/2017
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet 20/07/2017 a 24/07/2017
Resultado do ajuste de matrícula no sistema 27/07/2017
Início do semestre 2017/2 31/07/2017

Lembramos ainda que a partir da 7ª fase, o curso se divide em duas ênfases: Sistemas de Conversão e Bioenergia e Sustentabilidade. O aluno deverá optar por uma das ênfases e fazer as disciplinas correspondentes para poder integralizar o currículo.

Sobre as optativas, é necessário cumprir 504 horas. Uma possibilidade é utilizar as disciplinas de uma ênfase para que contabilize como optativa para a outra ênfase, conforme Portaria 292/PROGRAD/2014.

ENE – optativas

ARA7302 – Energia Eólica

Introdução geral. Aerogeradores: aspectos históricos e tipos. Aerogerador moderno. Fundamentos da energia eólica. Tecnologia de Aerogeradores. Sistemas de regulação e controle. Controle do gerador elétrico. Qualidade da energia gerada pelos AGs. Instalações elétricas dos parques eólicos. Conexão dos AGs à rede elétrica. Viabilidade econômica de parques eólicos.

ARA7304 – Energia Solar Fotovoltaica

Conceitos básicos de radiação solar. A energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo. Semi-condutores e efeito fotovoltaicos. Células e módulos fotovoltaicos. Sistemas fotovoltaicos autônomos. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Sistemas híbridos. Modelos matemáticos de sistemas fotovoltaicos. Dimensionamento de instalações fotovoltaicas

ARA7340 – Produção de Biocombustíveis e Coprodutos

Matérias-primas para biocombustíveis. Processos e tecnologias de produção de biocombustíveis. Aproveitamento de coprodutos e resíduos. Biorrefinarias

ARA7210 – Gestão de Projetos

Conceitos básicos de projetos. Fases e gerenciamento de projetos. Aplicação de metodologias. Escopo, objetivos, justificativas, produtos e entregas do projeto. Qualidade, estudo de viabilidade, riscos e custos de projetos. Produção de propostas. Estratégias e ferramentas de apoio a decisão.

ARA7212 – Empreendedorismo

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.

ARA7226 – Plano de Negócios

Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.