Alunos da Engenharia de Energia visitam a Usina de Itaipu

25/09/2017 14:06

No dia 11 de setembro foi realizada a segunda visita técnica de alunos do Curso de Engenharia de Energia da UFSC à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

A Usina de Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo em termos de produção de energia elétrica anual, e possui características diferenciadas que a tornam uma das maiores obras de engenharia da atualidade.

A visita permitiu uma visão geral da estrutura física externa e interna da usina, como barragem, vertedouro, reservatório de água, condutos forçados das turbinas, piso e salas de controle dos geradores, salas de operação e de despacho de energia, entre outras.

Diversos aspectos técnicos das disciplinas Conversão Eletromecânica de Energia, Transmissão e Distribuição de Energia, e Interligação de Fonte de Geração com a Rede, do curso de Engenharia de Energia da UFSC, puderam ser observados pelos alunos participantes.

No total, 38 alunos da Engenharia de Energia participaram da visitam, acompanhados pelos professores Leonardo Bremermann e Luciano Pfitscher, que ministram as disciplinas relacionadas.