Validação de Disciplinas
Orientações gerais para pedidos de validação de disciplinas
A Coordenação do Curso de Engenharia de Energia informa que a partir de setembro de 2021, os pedidos de validação de disciplinas cursadas em outro curso e/ou instituição somente serão atendidos se atenderem aos seguintes requisitos mínimos:
1) O formulário de validação de disciplinas deve ser apresentado, indicando claramente os códigos das disciplinas que o aluno requer validação, e os códigos das respectivas disciplinas cursadas que considera equivalente;
2) Deve ser anexado o histórico escolar do requisitante, com as notas das disciplinas cursadas no curso/instituição de origem;
3) Deve ser anexado o programa ou plano de ensino da disciplina cursada e requerida para validação, ou documento equivalente. O documento deve permitir identificar o período (semestre ou ano), de tal forma que se comprove que esse era o programa ou plano de ensino vigente quando o requerente cursou a disciplina.
4) Devem ser anexados apenas os planos de ensinos das disciplinas requeridas para validação. Pedidos em que sejam anexados projetos pedagógicos de curso (PPCs) ou ementário de disciplinas que não constem no formulário de validação serão indeferidos e retornarão ao requerente para que esse requisito seja atendido.
5) É necessário que o código da disciplina cursada seja o mesmo, tanto no histórico de notas quanto no programa/plano de ensino da disciplina, ou documento equivalente; ou então, que seja anexado documento que comprove a equivalência entre disciplinas cursadas no curso/instituição de origem e requeridas para validação.
Demais requisitos para validação de disciplinas, estabelecidos pela Res 17/CUn/97, devem ser cumpridos.
Antes de fazer um pedido de validação de disciplina, verifique se os seguintes itens são atendidos:
a) As ementas, ou conteúdo programático, das disciplinas cursadas devem ser compatíveis.
b) A carga horária da disciplina cursada deve ser igual ou maior que a da disciplina requerida. Se esse item não for atendido, o pedido de validação da disciplina será indeferido, mesmo que haja equivalência de conteúdo nas ementas.
Não é possível validar uma disciplina com carga horária cursada menor do que a da disciplina requerida.
c) É possível incluir ementas de mais de uma disciplina cursada para validar uma ou mais disciplinas no curso (combinação de ementas), desde que o critério de carga horária total cursada também seja atendido. Se houver equivalência de conteúdo, é necessário também que a carga horária total das disciplinas cursadas seja no mínimo igual à carga horária total das disciplinas a serem validadas.
Como funciona a validação:
Os pedidos são avaliados inicialmente pela coordenação de curso ou comissão designada para essa função.
– Caso haja evidência da possibilidade de validação, o pedido é deferido.
– Caso haja evidência da não possibilidade de validação (por exemplo, conteúdo não compatível ou carga horária cursada insuficiente), o pedido é indeferido.
– Em caso de dúvida da coordenação ou da comissão de validação, o professor/departamento responsável pela oferta da disciplina será consultado, para emitir parecer sobre a possibilidade ou não de validação.
Nos casos de alunos ingressantes por transferência interna/externa, ou retorno de graduado, é possível que os alunos sejam orientados a refazer o pedido de validação de disciplinas em que a coordenação/comissão tenha ficado em dúvida. Nesses casos, o professor/departamento responsável pela oferta da disciplina será consultado, para emitir parecer final sobre a possibilidade ou não de validação.
Prazos:
A Coordenação de Curso prioriza que os pedidos de validação de disciplinas sejam analisados em tempo hábil para matrícula e formatura.
– Nos casos de alunos não-formandos, sugere-se que os pedidos sejam feitos em tempo de validar disciplinas que sejam pré-requisitos para outras pretendidas na matrícula do semestre seguinte, com prazo de pelo menos duas semanas antes do período de matrículas.
– Nos casos de alunos formandos, é necessário cumprir os prazos de verificação da integralização do currículo. Os alunos devem estar cientes de que pedidos que precisarem ser encaminhados para análise pelos professores/departamentos das disciplinas estão sujeitos a prazos e pareceres que podem inviabilizar a formatura no semestre pretendido.