Laboratório de Ciências Térmicas Aplicadas (LABCITEA/TEG)
O Laboratório de Ciências Térmicas Aplicadas do Campus Araranguá (LABCITEA) está situado nas salas 106 e 107 da Unidade Mato Alto do Campus Araranguá e desenvolve pesquisas na área de refrigeração, sobretudo por compressão térmica (sistemas de sorção). O Thermofluids Engineering Group (TEG) é um grupo de pesquisa multicampi (Joinville e Araranguá) que desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor, tendo experiências nas áreas de gerenciamento térmico, refrigeração, microfluidica, aeroacústica e turbulência. Em Araranguá, o TEG está alojado junto ao LABCITEA.
Aumento da confiabilidade dos sistemas das Unidades Recuperadoras de Vapor (Vapor Recovery Units) através da predição de condições operacionais.
O projeto visa desenvolver ferramentas para analisar a pulsação acústica e as vibrações excessivas em tubulações de Unidades de Recuperação de Vapor (VRU) em indústrias de petróleo e gás. Compressores de parafuso são componentes fundamentais na operação das VRUs, sendo necessária uma investigação detalhada de sua operação para caracterização das pulsações. O TEG tem atuado na simulação computacional desse compressor a partir de códigos comerciais baseados em modelos integrais e diferenciais (CFD).
Parceiro: Petrobrás.
Estudo paramétrico de um condicionador de ar de múltiplos evaporadores em condições climáticas típicas de Santa Catarina
Neste projeto o objetivo foi realizar um estudo para avaliar o desempenho de um condicionador de ar VRF de dois evaporadores mediante condições climáticas típicas de Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido em uma frente experimental e uma frente teórica, com desenvolvimento de modelo de simulação.
Parceiro: FAPESC.
Plataforma de testes de sistemas de condicionamento de ar e gerenciamento térmico de veículos elétricos e híbridos.
O Rota 2030 é uma iniciativa do governo brasileiro para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na indústria automotiva, com foco em veículos elétricos e híbridos. A plataforma de testes proposta visa avaliar sistemas de condicionamento de ar e gerenciamento térmico desses veículos. Como os sistemas convencionais reduzem a autonomia em até 33% e as baterias de íon de lítio exigem controle rigoroso de temperatura, a eficiência desses sistemas é essencial. No Brasil, a falta de infraestrutura adequada resulta em produtos inadequados e custos elevados. O projeto busca criar uma plataforma de testes com bancada e modelos de simulação, melhorando a eficiência energética e permitindo testes mais precisos, adequados às condições reais de operação.
Parceiros: ESSS, Mecalor, Renault.
![]() |
![]() |
Esquema da cabine do veículo, destacando as cargas térmicas. | Previsão de temperatura e umidade relativa na cabine veicular obtidas via modelo de simulação. |
Mais informações em LABCITEA