Visita à Itaipu

29/08/2014 11:02

Nessa semana um grupo de 35 alunos do Curso de Engenharia de Energia realizou uma viagem de estudos a Foz do Iguaçu, no Paraná, para conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Subestação Conversora de Furnas. A viagem faz parte da programação da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Energia, e foi organizada pelo Centro Acadêmico (CAENE), pela Empresa Júnior (ENE Jr), com o acompanhamento dos professores César Scharlau e Luciano Pfitscher. No dia 25/08, o grupo visitou a Usina Binacional de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo em capacidade de geração.

A visita técnica abordou aspectos históricos e ambientais da construção da usina e aspectos técnicos e operacionais de sua geração de energia, estrutura e supervisão. Na área externa, os alunos visitaram a barragem, com vistas para o reservatório de água, condutos forçados e o vertedouro. Na área interna, a visitação compreendeu um percurso pelos principais pontos de operação da usina, incluindo a casa de força, serviços auxiliares, supervisão dos geradores e despacho de cargas.

A visita em Furnas foi realizada no dia seguinte, 26/08. A subestação de Furnas de Foz do Iguaçu é a maior em operação no Brasil. Além disso, ela possui a característica peculiar de ser uma subestação conversora, que converte a energia gerada pelo setor paraguaio de Itaipu, com frequência de 50 Hz, para energia em corrente contínua (CC), que posteriormente será convertida novamente em corrente alternada (CA), 60 Hz, em Ibiúna, no Estado de São Paulo. A visitação compreendeu inicialmente uma volta pelos pátios CA e CC, onde foi possível visualizar as torres de transmissão e os principais equipamentos de alta potência da rede, como chaves seccionadoras, disjuntores, TPs e TCs.

Posteriormente, o grupo teve o privilégio de entrar em uma das salas de conversão, que estava em manutenção, e pode visualizar em detalhes os retificadores controlados utilizados no processo de conversão CA/CC. As duas visitas foram conduzidas por guias especializados e ao longo dos trajetos percorridos, os alunos puderam esclarecer dúvidas e conhecer detalhes técnicos e curiosidades que complementam sua formação no curso.