Instruções para renovação de matrícula para o semestre 2017-1

28/11/2016 16:46

ATENÇÃO!!!

 A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 20 de fevereiro de 2017 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA  com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento! Lembrando que as solicitações de disciplinas na rematrícula quando são processadas não são por ordem de chegada, e sim de acordo com o Art. 42 da resolução 17/CUn/97.

Quanto aos horários, os mesmos estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr no link CADASTRO DE TURMAS a partir do dia 07-12-2016. NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

Cronograma:

ATIVIDADE DATA
1º Período de matrícula dos veteranos pela internet 12/12/2016 a 19/12/2016
Resultado da matrícula no sistema 20/02/2017
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet 20/02/2017 a 23/02/2017
Resultado do ajuste de matrícula no sistema 03/03/2017
Início do semestre 2017/1 06/03/2017

Lembramos ainda que a partir da 7ª fase, o curso se divide em duas ênfases: Sistemas de Conversão e Bioenergia e Sustentabilidade. O aluno deverá optar por uma das ênfases e fazer as disciplinas correspondentes para poder integralizar o currículo.

Sobre as optativas, é necessário cumprir 504 horas. Uma possibilidade é utilizar as disciplinas de uma ênfase para que contabilize como optativa para a outra ênfase, conforme Portaria 292/PROGRAD/2014.

 ENE – optativas ofertadas em 2017-1

 ARA7302 – Energia Eólica

Introdução geral. Aerogeradores: aspectos históricos e tipos. Aerogerador moderno. Fundamentos da energia eólica. Tecnologia de Aerogeradores. Sistemas de regulação e controle. Controle do gerador elétrico. Qualidade da energia gerada pelos AGs. Instalações elétricas dos parques eólicos. Conexão dos AGs à rede elétrica. Viabilidade econômica de parques eólicos.

 ARA7303 – Energia Solar Térmica

Princípios de radiação solar. Radiação disponível. Componentes dos sistemas de aquecimento por energia solar. Sistemas de aquecimento de água residenciais. Sistemas de aquecimento de água em grande escala e para geração de energia elétrica. Sistemas para aquecimento de ar. Refrigeração e climatização por energia solar. Armazenamento de energia térmica. Processos evaporativos. Simulação e método f-chart.

 ARA7306 – Conversão Térmica dos Sólidos

Introdução; Panorama mundial em Biomassa, Fósseis, Resíduos e lixo, caracterização, propriedades físico-químicas e estruturais dos sólidos; Balanços de massa e de energia; Pirólise; Gaseificação; Combustão; Emissões gasosas; Utilização e aplicação dos produtos da conversão.

 ARA7338 – Bioenergia e Sustentabilidade

Produtos, matérias-primas, coprodutos e subprodutos da bioenergia. Impactos sociais, econômicos e ambientais no nível local, nacional e global. Desafios atuais e emergentes para o desenvolvimento de bioenergia. Informações sobre a produção, colheita, agregação e armazenamento de culturas de bioenergia adequadas para determinadas regiões, melhores práticas de gestão para proteger o solo, a água e a vida selvagem.

 ARA7341 – Tópicos Especiais em Energia I

Ementa: Nanotecnologia Aplicada a Energia Solar Fotovoltaica. Noções de Nanossegurança. Caracterização de materiais da 3ª Geração Fotovoltaica. Novas tecnologias em Pesquisa e Desenvolvimento e suas características. Técnicas na fronteira do estado-da-arte em energia solar fotovoltaica.

 LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais

Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

 ARA7212 – Empreendedorismo (TIC)

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.